Subscreva através de email para receber posts novos e ofertas exclusivas 1 vez por semana. Não custa nada, e eu não sou chata! xD

Experiência no Porto – Aprender a fazer peixe na brasa á Xarroco

Já pensou na ideia de aprender a fazer um peixe grelhado em plena lota de Matosinhos, e ainda poder jantar o que você mesmo fez? Unir seus amigos à mesa de uma forma diferente, em que vocês mesmos fazem o vosso jantar? Num ambiente agradável e familiar, com um bom vinho a acompanhar? Isto já é possível no Restaurante O Xarroco! Eu fui conferir (e principalmente aprender) a arte de grelhar um bom peixe.

Ok, este post vai ser um bocado estranho principalmente para quem me conhece pessoalmente e sabe que eu e peixes, só à mesa! hahaha

Mas confesso que sempre foi um desejo meu, aprender a fazer um bom peixinho grelhado! Como diz a querida Rita do blog O Porto Encanta.. “Não basta gostar, tem que saber fazer!”.. E O Xarroco sabe, e ensina a fazer o bom peixe escalado na brasa.. fresco, e com o sabor inigualável a mar! Sim, porque o peixe leva apenas sal! 😀 Ou seja, o segredo está na frescura! No peixe que sai ali de pertinho do restaurante, do mar de Matosinhos!

O tutor, é o Sr. Mário.. que tem no currículo 25 anos de experiência, e partilha cada segredo com todos os participantes do Workshop na brasa à Xarroco.

A ideia principal, e o encanto deste workshop é poder dar a conhecer, não só aos turistas mas também a quem vive no Porto, a cultura do pescado português! Todo o trajecto, desde o momento que chega da lota até a mesa.. de uma forma divertida e educacional!

Sem segredos! Sem mistérios! Sem frescuras! Mãos à massa.. ou melhor, ao peixe!

DSC07431

E pela primeira vez na minha vida, eu limpei um peixe! Neste caso.. uma dourada, gorda!

DSC07461

E quando eu digo ‘gorda’, refiro me a isto! (é sério.. em boa companhia, até arrancar as tripas ao peixinho é divertido!)
– E o Sr. Mário só ria! .. Oh vida! 😛

DSC07466

Mas com todos os conselhos, dicas e truques que o Sr. Mario partilhou connosco.. lá consegui que saísse algo mais próximo do digno de ir a mesa! Nada que se compare ao 1 minuto que o Sr. Mário leva para limpar e escalar um peixe! Leu bem! Em apenas 1 minuto, o Sr. Mário consegue deixar o peixe limpinho e pronto para ir a brasa!

DSC07470

O segredo que é desvendado neste Workshop na brasa à Xarroco, é o de como escalar o peixe como SÓ no restaurante O Xarroco em Matosinhos se faz.

DSC07475

Depois de limpo, é só ir á brasa.. com uma pitada de.. ups! Eu já ia contar o segredo!

IMG_20150519_210608

Os workshops acontecem às segundas e quintas-feiras com início pelas 18:30h, e tem duração aproximada de 1h e meia. Decorrem nos bastidores de um dos restaurantes mais charmosos de Matosinhos, onde além de se comer um bom pescado na brasa.. podem deliciar-se com diversas outras especialidades. Caso haja aquele amigo, irmão, filho que não aprecie peixe grelhado.. o restaurante O Xarroco conta com um menu variado para todos os paladares! Como por exemplo pataniscas de bacalhau, petinga frita, o aclamado leite-creme à Xarroco (especialidade da casa, que poderão ter acesso ao segredo desta sobremesa tão portuguesa através do workshop) e a novidade da casa, um delicioso sushi ou a delicia de um ceviche feitos por um dos mais prestigiados sushimens do país, Pitambar Rana.

Optámos então por pedir uma porção de sushi Free Style à Xarroco e um ceviche para entradas..

IMG_20150519_202133

E nosso peixe grelhado à Xarroco, foi servido com batata ao murro! Delicioso.. e o melhor, feito por nós! (Ainda não sei bem.. mas acho que calhou-me o peixe da Rita (O Porto Encanta)! ♥

IMG_20150519_211456

IMG_20150519_212339

E para sobremesa, escolhemos uma Bomboca de morango! Um bombom de chocolate, com recheio de leite condensado e um morango inteiro.. com uma apresentação fantástica!

IMG_20150519_222512

E para você que está se perguntando, quanto custa aprender a fazer um bom peixe na brasa à Xarroco, aqui vão todas as informações:

  • O workshop terá de contar com no mínimo 7 pessoas, e o máximo de 12 pessoas.
  • Tem um custo de €27,50 (que inclui: workshop + jantar)
  • Os participantes jantam o peixe que ‘confeccionaram’.. Que pode ser ou robalo ou dourada. Acompanhado com batata a murro e legumes salteados. E têm direito a um copo de vinho da casa.
  • Para efetuar a sua inscrição, pode enviar email para oxarroco@gmail.com ou através do telefone 229381649. Todos os dias, a exceção de terça-feira, entre as 10h00 e as 23h00.

Uma excelente escolha para um jantar em família ou com os amigos, por exemplo para o seu dia de anos! Ou, uma experiência fantástica para turistas que visitam o Porto e querem conhecem melhor a gastronomia portuguesa!

Visitar o restaurante O Xarroco, e não se apaixonar pela simpatia dos funcionários.. pelo ambiente agradável e principalmente pela comida deliciosa, é impossível! É um lugar onde comer, beber e conviver unem-se na perfeição.. para momentos agradáveis e inesquecíveis!

Lembro-me com saudades, de todos os sorrisos que partilhei com quem esteve comigo nesta tarde feliz! E hei de o repetir com meus amigos, pois é uma experiência única!

Obrigada à toda a equipa do Restaurante O Xarroco, por ter nos proporcionado momentos de pura alegria e aprendizado.. que de certeza serão para sempre lembrados! Um grande obrigado ao Sr. Amaro, proprietário do Restaurante O Xarroco, por ter nos recebido e partilhado connosco a sua cozinha e todos os segredos nela! E por ter nos agraciado com a sua presença, e partilhado sorrisos com todos os participantes do workshop!
Ao Sr. Mario, obrigada pela paciência em ensinar esta arte que o Sr. domina a mais de 25 anos! Escalar peixe não é fácil.. mas com um professor que o faz em apenas 1 minuto, é quase impossível errar!

Visite a página d’ O Xarroco
Website O Xarroco
Instagram O Xarroco

Beijinhos,
irina

Beijinhos
signature

Share this article

3 Comments
  • Carlinha
    June 3, 2015

    TOP! Adorei 😉

  • Verónica Caraça
    August 13, 2015

    Aiiiii a parte das tripas affff… eu acho que não conseguia :-/ hehe

  • Tea Šainović
    August 20, 2015

    Great photos! The food looks so yummy. 😀

Leave a Reply