Fim de semana à moda do Porto – IIEEBB |parte 1|

by

Desde a magia de uma simples caminhada.. as pombas e gaivotas a passear pelos jardins.. o sol a refletir sob as águas do Rio Douro.. a imponente estátua de D. Pedro IV (ou o nosso D. Pedro I brasileiro) em meio a linda Avenida dos Aliados.. a calma do rio.. o cheirinho a mar.. a mistura do moderno e o antigo.. azulejos contrastando com o concreto.. pessoas.. muitas pessoas.. peregrinos.. sorrisos.. desconhecidos.. toques.. abraços.. boa comida.. bom vinho.. o Porto é isso!

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro o Porto encheu-se ainda mais de vida, e foi invadido por mais de 40 blogueiros brasileiros que vivem em cada canto da Europa! E realizou-se o IIEEBB!

A história por trás do IIEEBB:
Ano passado, em Barcelona nasceu o primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.. organizado pela Cristina Rosa autora do blog Sol de Barcelona. O sucesso foi tamanho, que este ano a minha querida amiga Rita Branco autora do blog O Porto Encanta, decidiu mostrar a mais de 40 blogueiros brasileiros que o Porto encanta sim.. e vicia.. hipnotiza! Com a ajuda da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o IIEEBB foi um verdadeiro sucesso! E até mesmo eu, uma verdadeira apaixonada pelo Porto, me encantei ainda mais.

A hospitalidade:
Não é segredo nenhum que o povo português é bom anfitrião! Onde for.. seja sul, norte, ilhas.. o português vai te acolher como nenhum outro povo europeu. Sempre com seu melhor sorriso, atenção e cuidado para com os visitantes.. desde o hostel ao hotel 5 estrelas. A proximidade aliada ao respeito (aquela coisa de cada um no seu quadrado, sabe?) encontra-se aqui! No norte de Portugal, o povo tende a ser ainda mais acolhedor.. intimista.. mais pele com pele, que nas demais regiões de Portugal. Não desmerecendo as outras cidades, mas o ‘Pourto é uma naçom’ e disso não há dúvidas.. uma nação amorosa e emotiva. Que recebe de peito aberto quem vem conhecer mais sobre sua cultura, história e desfrutar de suas belezas.

Eu fiquei hospedada no Porto Palácio – Congress Hotel & SPA, um hotel 5 estrelas situado no coração da cidade do Porto. Na Avenida da Boa Vista, onde estão situados alguns dos melhores hotéis da cidade.. próximo a transportes, a uma curta distancia da praia, shoppings, supermercados e lojas das melhores marcas.

Desde o primeiro momento, a boa disposição dos funcionários do Hotel Porto Palácio cativou. Uma taça de vinho do Porto como boas-vindas.. risos envergonhados e muita descontração  na hora da foto no check-in. Sabem como é né? Receber blogger é isso.. tem que aceitar tirar uma fotinha! hahaha! Foram cinco estrelas desde o primeiro momento.

20151113_160738

porto-palacio-welcome

Logo que entrei no quarto, um kit de boas-vindas estava a minha espera. Um copo de vinho do Porto com uma embalagem lindíssima a imitar os azulejos portugueses e muita informação sobre a cidade, pela Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal.. e um bilhete me convidando para ‘Enjoy the unique!’ (Aproveitar o único!) durante a minha estada no Hotel Porto Palácio. E eu obedeci!

porto-palacio-executive-room

Cada detalhe foi pensado para uma noite aconchegante.. a cama foi aberta, o chocolatinho estava ali a minha disposição sobre a cama (chocolate biológico!), as pantufas fofinhas e o roupão a espera que eu saísse de um banho reconfortante com aroma de lavanda, com os produtos da marca Castelbel (marca tradicional portuguesa de sabonetes e outros produtos de luxo)… Portugal e luxo, são de fato uma combinação que causa dependência. Socorro! Viciei! Quero de novo.. o cheirinho a lavanda, com a pele macia.. o roupão fofinho.. e cair nesta cama maravilhosa! O sossego.. a paz.

porto-palacio-castelbel

porto-palacio-pantufas

Como sou uma menina muito curiosa, já antes de chegar ao Porto Palácio andei pesquisando sobre as particularidades do hotel.. sim gente, eu sou dessas que fica ansiosa e quer ver foto de tudo que possa. Uma dessas particularidades, que me chamou a atenção e despertou ainda mais a minha curiosidade, foi o VIP Lounge. Um bar com área coberta e esplanada/área descoberta no 19º andar.. com uma vista quase panorâmica do Porto! Óbvio, que eu tive que pagar de ‘ryca’ e ir dar uma voltinha por lá.. beber uma taça de vinho, e apreciar a vista deslumbrante que é o Porto a noite.

O cenário:
porto-palacio-vip-lounge

porto-palacio-vip-lounge02

O plano de fundo:
vip-lounge-view

Até rolou fotinha no espelho e tudo.. // E que espelho, meus amigos!

porto-palacio-espelho

E este foi o look do jantar de abertura do nosso IIEEBB, no Restaurante Os Lusíadas em Matosinhos! Apartir deste momento, o Porto estava dominado!! Ou será que quem foi dominado pelo Porto fomos nós?! Fica a questão no ar.. e sinceramente não tenho resposta. O domínio foi mútuo. Por 3 dias, fomos do Porto e o Porto foi nosso.

No próximo post todos os detalhes de onde comemos.. o que comemos.. onde eu gostei mais.. onde eu rebolei de tanto comer.. a questão que ficou no ar ‘onde eu comi mais camarão!?’.. ou a outra ‘onde o vinho era melhor?!’.. ou ‘o segredo da carne que derrete na boca’ .. Temas gastronomicos do próximo post. Não perca!

Beijinhos!

4 Responses
  • Priscila Roque
    November 25, 2015

    Foi mesmo uma recepção e tanto!
    Um grande beijo 🙂

  • Mariana Liberdade
    November 30, 2015

    O porto é um sitio fantástico 🙂 !

    deve ter sido um encontro e tanto 🙂

  • adminencontro
    December 1, 2015

    Adorei Irina! Já estou curiosa para a continuação! 🙂 beijos!

  • Boemmels Claudia
    December 7, 2015

    Adorei Irina. Foi ótimo te conhecer. Beijos e até em Berlim.

Leave a Reply