Dicas de cabelo: Reconstrução capilar em casa

by

E mais uma vez, depois de algum tempo, venho trazer um post recheadinho de dicas de reconstrução capilar com produtos que todas nós temos em casa.. e também vou explicar como saber se o teu cabelo precisa de hidratação, reconstrução ou nutrição.

Quando falamos em reconstrução capilar, não existe alguém que não lembre logo da nossa amiga queratina! Ou há? Eu, antes de participar de grupos para ‘rapunzéis’ pensava que a reconstrução capilar resumia-se só e apenas em passar queratina nos fios ‘et voilá’! Estavam reconstruidos. Mas existem alguns aliados a queratina, que vão reconstruir os seus fios e dar vida aos seus cabelos.

O que é a reconstrução capilar?
É uma das etapas de cuidados capilares, que irá dar força, selar as cutículas capilares.. repor proteínas e dar ‘corpo’ aka densidade aos fios.

Os nossos aliados na reconstrução capilar: 
– queratina
– colágeno
– aminoácidos como: arginina, lisina, prolina e cisteína.

Como saber se o seu cabelo precisa de reconstrução capilar?
Se o seu cabelo está partindo se com facilidade e elástico. Para saber se o fio está elástico, basta testar com um que tenha caído.. puxe as duas extremidades do fio, se ele fizer um efeito como um elástico.. se joga na reconstrução!

Como deve imaginar, há imensas dezenas de receitas de reconstrução capilar caseira pela internet.. tal como de hidratação caseira (como mostrei neste post) e eu juntei aqui 3 das que eu já testei e realmente fazem efeitos visíveis e imediatos! Caso seja um dos autores destas receitas, não hesite em contactar me através do menu contato para que os créditos sejam devidamente dados.

Reconstrução com gelatina – Indico para cabelos sem densidade ‘corpo’, sem volume e quebradiços.
– 2 colheres de máscara de hidratação (de preferência uma máscara que contenha aminoácidos ou uma máscara de proteína do leite, por exemplo) // a receita original manda utilizar yamasterol, que é um creme que não temos em Portugal.
– 1/2 pacote de gelatina transparente sem sabor. // Facilmente encontrada em grandes superfícies.

Modo de preparo: Misture os ingredientes até que fique homogéneo, e aplique nos fios limpos utilizando a técnica de mecha por mecha.. uma mecha de cada vez, e fazendo uma ‘massagem’ ou enluvando a mecha. Deixar agir por 20 minutos, e enxaguar. Secar conforme preferência.

Reconstrução ácida com vinagre – Indico para cabelos sem brilho, com elasticidade e frizz.
– 50ml de vinagre de maçã
– 400ml de água

Como fazer: Lave o cabelo 2 vezes seguidas com seu shampoo habitual (eu prefiro um que seja mais simples, de lavagem diária). Aplique metade da mistura de vinagre de maçã e água em todo o cumprimento do cabelo e deixe atuar por cerca de 5 minutos. Exague o cabelo. Aplique sua máscara de preferência, e deixe atuar por 10 minutos. Aplique um condicionador também e sua preferência, e enxague bem os fios. De seguida, deite o resto da água com vinagre nos fios e não lave. Secar conforme preferência.

Selagem caseira com vinagre de maçã – Indicado para cabelos com frizz, quebradiços, sem brilho, porosos.
– 2 colheres de vinagre de maçã
– 2 colheres de máscara de hidratação

Modo de preparo: Misture os ingredientes até ficar homogéneo, aplique nos fios massajando e deixe agir por 45 minutos. Enxague, seque e pranche o cabelo para selar todas as cutículas dos fios. A quantidade pode ser ‘multiplicada’ de acordo com o tamanho do seu cabelo. Esta selagem só pode ser feita uma vez por semana.

E por hoje é só! Se fizer alguma destas receitinhas e quiser partilhar comigo a sua experiência, deixe aqui um comentário ou me envie email ou mensagem na página! Espero que tenham gostado das dicas.. são muito úteis e super fáceis de fazer! Todas foram testadas por mim, e comigo correu super bem!

Segue no snapchat: cantinhodairina .. para estar por dentro das minhas maluquices! Vou sempre mostrando partes do meu dia! E não esqueça de seguir no instagram também!

Beijinhos,
irina035

No Comments Yet.

Leave a Reply