Descobrir o Porto: Urban Market

by

Num domingo de sol.. em pleno fim de agosto (que sabemos que não foi muito ensolarado este ano), eu e a Rita do blog O Porto Encanta saímos pelo Porto para apreciar esta bela cidade que nos acolheu. Como nunca tinha ido a nenhuma feira urbana (street market/urban market), a Rita (que é super adepta!) decidiu me apresentar a esta maravilha.. e também aos que fazem esta maravilha acontecer! Foi uma tarde de muita alegria, descontração e descobertas!

Desde a Avenida dos Aliados, o Porto convida-nos para fotos lindas.. com suas estátuas e edifícios.. com o clima sempre agradável.. e pessoas de todos os tipos a passarem de um lado para o outro..

DSC08238

Já vivo no Porto há cerca de 5 anos, e só agora que conheço a Rita .. começo a conhecer melhor esta cidade encantadora que ela faz questão de mostrar e explicar cada pormenor da história do Porto.. que encanta!

Conheci então neste dia, a Praça das Cardosas! Uma praça quase secreta, que esconde-se atrás do Hotel Intercontinental (antigo Palácio das Cardosas). Tantas e tantas vezes passei pela entrada desta praça, e jamais imaginei que houvesse alí um espaço tão grande e tão lindo.. onde realiza-se o Urban Market .. Organizado pela Portugal Lovers ♥ que são um LOVE só!

DSC08231

DSC08227

O Urban Market é um mercado urbano (como o próprio nome o diz) onde vários artesãos e marcas portuguesas juntam-se para apresentar e vender suas ideias e produtos.. num espaço aberto, livre, descontraído e amigável.

Lá conheci a marca ArteSana, da querida Su. Uma marca portuguesa.. portuense… de produtos cosméticos naturais e orgânicos.. e alguns de cosmética veganica. Todos os produtos são feitos carinhosamente pela Su, em seu atelier no Porto.. e cada um é mais cheiroso que o outro. Sem falar nos ingredientes.. como mel, óleo de coco, lavanda, sal marinho, alfazema, alecrim.. e o fantástico sabonete de vinho do porto!

DSC08195

DSC08196

DSC08197

O sabonete de Sal marinho veio comigo! E já virou amor maior aqui em casa.. em breve haverá um post completinho sobre este, e talvez (caso consiga ir ao atelier da Su) mais produtos! Estou intrigada com o desodorizante 100% natural da ArteSana.. mas está sempre esgotado!

DSC08240

Também conheci a Mané Sousa – Cerâmica.. a querida Mané, com seus azulejos maravilhosos transformados em jóias! E claro, tenho um lindo par de brincos que já não me saem das orelhas! hahaha.. completamente viciada, e também quero voltar a encontrar a Mané para lhe comprar mais peças! Arrependi-me de não ter trazido um colar dos tantos maravilhosos e super em conta que ela tinha no expositor! Tudo fantástico, tudo lindo.. tudo artesanal.. tudo made in Portugal.. e tudo quase exclusivo!

DSC08205

DSC08206

DSC08213

A Nepomuceno nasceu.. no Urban Market! A lançar sua nova marca, estava Cristina! Que como a Mané, também transforma arte em jóias! Tudo feito á mão.. tudo feito em Portugal! Peças exclusivas, ao alcance de todos.. num ambiente tão agradável.. e livre como a Praça das Cardosas.. muito mais agradável que um centro comercial.

 

DSC08211

DSC08217

DSC08219

Uma pausa para a selfie.. porque duas bloggers juntas, e ainda por cima amigas.. que não tirem selfies.. são aliens! hahahah

DSC08214

Também conhecemos outras ideis fantásticas.. produtos feitos em cortiça.. óleos prensados a frio da Oliófora, e os sacos (tote bags) fantásticos da Tuong Tuong! (outra coisa que arrependi-me de não ter trazido!)

DSC08193

DSC08226

DSC08233

E antes do fim, um cupcake delicioso pelas mãos da querida Classe de Sabores! Tão.. mas tão bom! Que até eu, que estava virada para o ‘food truck’ Puorto.. rendi-me ao sabor docinho de chocolate branco e ao leite! Tão bom!

DSC08221

Não conhecia o Urban Market, e não costumava frequentar feiras.. não costumava! Porque agora, basta ver que haverá uma feira.. quero logo marcar algo com alguém naquele dia, só para ter um pretexto e dar uma escapadinha por uma tarde fresca.. amigável.. e cheia de coisas fabulásticas! Muito melhor (mas nem se compara!) do que ir ás compras num shopping!

Let’s shop in the street! ♥ Let’s buy portuguese brands!

Vamos às compras na rua! ♥ Vamos comprar marcas portuguesas!

Por um Portugal com mais Urban Market’s e similares.. e menos lugares fechados e impessoais! Por mais feiras com produtos amigos do ambiente, dos animais e do ser humano!

Sim.. fiquei viciada! E verão muitas feiras destas.. e cada vez mais marcas portuguesas aqui pelo blog e Instagram! Sempre que eu puder, lá irei prestigiar!

Porque o que é nosso não é bom.. é fantástico! ♥

Beijinhos,

irina

3 Responses
  • Rita Branco
    September 9, 2015

    Adorei! E estamos só começando Irina! 😉
    Beijos até o próximo passeio!

  • Susana
    September 17, 2015

    Adorei conhecer-te Irina, obrigado pela divulgação 🙂 O desodorizante da Saboaria e cosmética artesanal ArteSana ainda vai estar esgotado devido a falha do fornecedor de embalagens mas assim que tivermos stock eu aviso….bjinhos

Leave a Reply