Conheça os benefícios da Aloe Vera

by

Conhecida em algumas regiões do Brasil como babosa, em Portugal como aloe vera. Esta plantinha fantástica já caiu na graça de todo mundo.. desde os mais vaidosos aos mais naturebas. Devido a seus benefícios internos e externos, a aloe vera vem sendo falada cada vez mais.. e a cada dia mais marcas apostam na planta. Neste post, vou passar para vocês um resumo do que eu conheço sobre a aloe vera (para mim, babosa) e quais as formas e beneficios do uso desta planta que ao meu ver é um trunfo para nossa saúde.

Desde que me tenho por gente, minha mãe usa babosa no cabelo.. e não é atoa que tem um cabelão enorme lindo e saudável mesmo descolorindo todos os meses. Querida babosa a.k.a aloe vera, é como cresci chamando esta suculenta gigante e linda.. que nasce em todos os cantos da minha terrinha natal. Por lá, pelo ao menos na minha época, era super fácil encontrar babosa.. qualquer esquina tinha alguém que tinha ou uma planta perdida ao relento que sabe lá Deus quem a plantou naquelas bandas. Além do uso capilar, a aloe vera também tem muitos outros usos e benefícios para nós seres humanos.. e começo já por confessar, meu sonho de princesa é ter uma planta destas em casa!

aloe vera portugal

A aloe arborensis e a aloe barbadensis miller, são as únicas espécies de aloe vera completamente inofensivas aos humanos. A utilização da aloe vera como método medicinal, segundo pesquisas, vem desde as civilizações antigas. Como egípcios, gregos, chineses, macedônios, japoneses e até mesmo na época biblica.

Tem funções antibacterianas, cicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos cabelos ou dérmico danificado por uma queimadura, entre outras. Pode ser aplicada sobre queimadura alivia imediatamente a dor, pelo seu efeito reidratante e calmante. Por isso, irá reparar todo o tecido queimado. Tal como um cacto, a babosa retem a água para para manter-se hidratada, mesmo em situações extremas como os dias secos e quentes do deserto.

Aloe vera é um excelente nutriente, com importantes proteínas, vitaminas e sais minerais. Com sua constituição química, permite a penetração na pele e, assim leva importantes nutrientes para as células vivas.

A aloe vera também pode ser utilizada para se regular o trânsito intestinal, sendo muito procurada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.

 

 

aloe vera portugal

Os possiveis benefícios são diversos:
Hidrata a pele, energizante, analgésico natural, antinflamatória, desintoxicante, trata a acne, reduz celulites, antibiótica, alivia a prisão de ventre, trata cancro da pele, ajuda a emagrecer, é queratólitica, regeneradora, trata gripes e resfriados, aumenta o apetite sexual .. etc

Hoje em dia podemos encontrar desde cápsulas de aloe vera para ingestão e tratamento interno.. até o próprio gel da planta com 99% de pureza em uma bisnaga. Claro que não podemos esquecer do sumo de aloe vera super trend nos tempos que correm, e a infinidade de cosméticos e maquilhagem que possuem a planta.

aloe vera portugal

Caso você tenha mais sorte que eu, e consiga encontrar aloe vera em planta aqui em Portugal.. aceito doações! hahaha! Brincadeirinha. A extração do gel é feita através das folhas, pode abri-las ao meio e retirar todo o gel com ajuda de uma colher. Em seguida, este gel convém estar no frigorifico fechado para ir sendo utilizado como preferir. Pode por exemplo, passar o gel extraído por toda a extensão dos cabelos e deixar por cerca de 30 a 40 minutos.. terá fios super hidratados depois.

Para o rosto, aconselho cortar pedacinhos das folhas e colocar no frigorifico para ficarem frias. A seguir, abri-las ao meio e suavemente massagear a pele com a parte de gel da planta. Este método é muito indicado para pessoas com queimaduras, feridas e comichões.

Também pode fazer um sumo de aloe vera, e adicionar uma fruta que goste mais. Este sumo irá hidratar o seu corpo do interior para o exterior. Após alguns dias de toma frequente, verá grande diferença na aparencia de sua pele e cabelos.. bem como, sua disposição e imunidade.

Mas, caso seja como eu que não tem a felicidade de poder ter uma babosa em casa ou comprar a planta em si. Pode recorrer a lojas de produtos naturais e ervanárias.. Aqui no Porto, gosto muito do Ervanário Portuense. Eles têm uma infinidade de produtos, e com toda a certeza vão conseguir suprir a sua necessidade naquele momento.

Por exemplo, este gel (foto abaixo). Tenho sempre aqui em casa, e uso para tudo! Quando tenho alergias, quando tenho comichões, picadas de insetos, secura da pele.. ou simplesmente porque quero me refrescar!

EDIT IMPORTANTE: Pára tudo meu povo!!!!! Esse gel da imagem abaixo pode ser utilizado também como nutrição para o cabelo.. e como prevenção anti caspa!! Tô chocada em Paris!! hahahah! Como nutrição sozinho: basta aplicar nos fios da altura das orelhas pra baixo e deixar no minimo 30 minutos. Como nutrição com algum outro óleo (tipo óleo de coco) pode misturar e deixar agir por várias horas. Como anti caspa: pode usar o gel de aloe vera desde a raiz do cabelo.. e deixar agir no mínimo 30 minutos!! Ameeeei!!

Também podem encontrar em cápsulas (apto para vegans), líquido, sumos, além de uma grande variedade de cosméticos de beleza.

aloe vera portugal

A aloe vera ou babosa, também pode ser utilizada no seu cronograma capilar e entra na etapa de HIDRATAÇÃO. Que tal uma receitinha caseira para hidratar os fios com aloe vera?
Basta misturar o gel extraído da folha de aloe vera, com uma máscara de hidratação a sua escolha.. pode ser aquela fraquinha mesmo. A babosa vai potencializar o efeito hidratante desta máscara. Após misturar, pode aplicar do comprimento ás pontas do cabelo.. evitando a raiz. (esta hidratação pode ser feita apenas com o gel da aloe vera, e sendo assim não há problema de ser aplicada na raiz do seu cabelo).. deixe atuar por 30 minutos, em touca de aluminio. Enxague, e aplique um condicionador.

Eu estou encantada com os benefícios desta planta, e sinceramente se fosse dizer todos não sairia daqui hoje.. escreveria uma biblia! Espero que tenha gostado deste pouquinho, e já sabe que pode sempre enviar email com sua dúvida para mim através do menu contato. Ajudo e respondo o mais rápido que puder.

Beijinhos,

 

No Comments Yet.

Leave a Reply