Comer bem no Porto, IIEEBB | Turismo

by

Mais um post delicioso sobre esta cidade encantadora que acolheu o Segundo Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.. o Porto! Desta vez, para falar sobre o que comemos.. onde fomos e como fomos tratados. Eu como moradora do Porto, já conhecia a maravilhosa gastronomia portuense. Mas todos os dias me surpreendo, e desta vez não foi diferente. Foram 3 dias de descobertas turísticas, e gastronómicas pela cidade que encanta a Europa e o mundo. Para quem ainda não soube, o Porto foi escolhido várias vezes como melhor destino europeu! O encontro aconteceu na cidade nos dias 13, 14 e 15 de novembro do ano passado (sim, 2015 já é ano passado!) com a total colaboração da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que nos apoiou e acompanhou este grupo de mais de 40 brasileiros, desta vez nós, desbravadores das belezas do Porto!

Entre tantas belezas que o Porto tem para mostrar, está a cozinha! Com muito marisco, pescado e variedade de carnes.. a gastronomia portuense encanta o paladar e os olhos!

A nossa primeira paragem foi no Restaurante Os Lusíadas. Uma marisqueira, situada em Matosinhos.. próximo à lota.. onde tudo acontece! Onde o peixe chega do mar e é distribuído para restaurantes e populares. Desta forma, o Restaurante Os Lusíadas pode proporcionar pescado de qualidade e bem fresquinho.. quase que acabado de sair do mar, diretinho para o nosso prato!

O ambiente do Restaurante Os Lusíadas é bastante acolhedor, e sendo assim pensei que não iríamos caber todos lá dentro.. acomodar um grupo de mais de 40 pessoas num recinto fechado é um desafio! E o pessoal do restaurante conseguiu cumprir! Não me senti apertada, nem abafada. O espaço é super agradável, fluído e aconchegante.

mesa posta no restaurante Os Lusíadas

Um bom marisco à altura de uma boa mesa portuguesa.. com direito a sapateira, ameijoas, percebes e camarão! Além de lindo, estava uma delicia!

restaurante-lusiadas-03

restaurante-lusiadas-04

E percebes.. será que percebes de percebes?! hahaha! Eu não percebo nada..

restaurante-lusiadas-05

Outra coisa que achei super interessante, é a forma que o peixe foi preparado.. no sal, e a queimar ali mesmo a nossa frente! Fantástico!

restaurante-lusiadas-06

restaura-lusiadas-peixe

restaurante-lusiadas-07

E como numa boa mesa portuguesa, não pode faltar um doce típico.. a nossa sobremesa foi um belo Pão de Ló de Ovar.. servido com cerejas fresquinhas e portuguesas!

restaurante-lusiadas-08

Acho que nota-se que o fim de semana foi pro engorda.. ai.. tudo maravilhoso e só estava começando. No sábado, fomos almoçar ao Restaurante Fish Fixe. Um restaurante super charmoso, que nos proporcionou um momento único com um almoço aos pés do rio Douro.. à luz do dia.. ao ar livre.. e com a maior qualidade e conforto! Na Ribeira do Porto, esta paisagem impagável é o plano de fundo para uma refeição de tapas com um bom vinho a acompanhar!

ribeira-porto-noivos

restaurante-fish-fixe

restaurante-fish-fixe-02

restaurante-fish-fixe-03

E o prato principal, uma ma-ra-vi-lho-so arroz de mariscos! Delicioso! Mesmo depois todas as entradas e tapas.. que também estavam muito boas, este arroz de mariscos bem quentinho veio deliciar e nos aquecer e ajudar a apreciar lindo pôr do sol da Ribeira!

restaurante-fish-fixe-04

A noite fomos jantar à Casa da Fundação de Serralves! O Museu de Serralves é o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal, situado nos espaços únicos da Fundação de Serralves, que incluem um Parque e uma moradia. Através da sua coleção de exposições temporárias, programas educativos, sessões públicas, espetáculos de música, dança e performance, da sua atividade editorial e de parcerias, a nível nacional e internacional, o Museu promove a fruição e a compreensão da arte e da cultura contemporâneas. Super chique! Tudo lindo. O melhor gelado / sorvete de limão que já comi.. foi servido com doces portugueses!

20151114_214313

20151114_210857

20151114_222047

20151114_231211

Depois de uma bela noite de sono no Hotel Porto Palácio, e um passeio matinal maravilhoso ao ar livre pela Foz do Douro e no Douro.. fomos almoçar ao Restaurante Barão Fladgate (Três Séculos), nas caves do vinho do Porto Taylor’s. Um restaurante com uma vista deslumbrante da cidade do Porto desde Vila Nova de Gaia.. onde se pode tomar um bom vinho e conversar, enquanto deixa-se arrebatar pela Ponte D. Luís ao fundo.. e as gaivotas no céu!

taylor's wine

taylor's wine

Além do vinho fenomenal, a comida não ficou atrás! Desde a sopa, a passar pelo prato principal e a sobremesa.. tudo fantástico! Um almoço memorável de diversas formas.. a boa mesa, bom atendimento e boa disposição fizeram com que o dia ficasse marcado para sempre!

taylors-wine

tres-seculos-restaurante

 

Um brinde ao Porto, que nos acolheu com tanto carinho e hospitalidade. Com a mesa composta e uma taça com bom vinho! Com certeza foram dias memoráveis, com restaurantes fantásticos que recomendo vivamente a todos que venham visitar o Porto ou mesmo para você que vive aqui no Porto! Experiências como estas, são para a vida. Para algumas pessoas, a gastronomia pode não ser tão importante, mas através da cozinha de cada cidade aprende-se mais sobre a mesma! O Porto é um lugar maravilhoso para apreciar um bom vinho, marisco e pescado frescos e de qualidade superior, cozinha mediterrânea, cozido à portuguesa.. a famosa francesinha (que está considerada uma das melhores sanduíches do mundo) e não só! Hoje o Porto oferece experiências gatronómicas para todos os gostos. Quando visitar o Porto da próxima vez, não deixe de apreciar todas as culinárias que conseguir!

Mais uma vez, obrigada à Rita Branco que organizou com todo o carinho este IIEEBB.. à Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal que nos disponibilizou a Marisa (nossa guia portuguesa, que fala brasileiro!), que nos apoiou em toda a organização do evento.. a todos os restaurantes que nos acolheram e nos trataram com atenção e carinho mesmo sendo um grupo de mais de 40 pessoas. Todas as palavras acima, são com toda a minha sinceridade.. com o coração cheio de orgulho da cidade que escolhi e que me acolheu.. e das pessoas que aqui nasceram e que dão face ao turismo do Porto! Vocês são fantásticos.. e o Porto é fabuloso! Uma cidade linda, com um povo guerreiro e carinhoso!

O Porto é a cidade ideal para ser feliz! 

20151115_134819

Beijinhos!
irina035

No Comments Yet.

Leave a Reply