Cabelos danificados? 5 erros que você comete!

by

Este post surgiu em uma conversa entre amigas, onde eu expliquei para elas alguns erros normais que cometemos no dia a dia tentando rescuperar os cabelos danificados.. Já parou para pensar se cuida bem dos seus cabelos? Será que está a cometer erros sem saber? Vamos então aos 5 principais erros que todo mundo já cometeu!

  • Shampoo sempre só na raiz!
    Sim, eu sei que provavelmente você adora despejar o shampoo na palma da mão e fazer aquela espuma toda pela raiz ao comprimento dos fios.. Este pode ser um dos motivos para o ressecamento que resulta em cabelos danificados! O shampoo é um agente de limpeza, destinado ao couro cabeludo, não às pontas e comprimento. O shampoo deve ser aplicado apenas na raiz com movimentos delicados como se estivesse fazendo uma massagem.. Caso você tenha descamação, o ideal é fazer um pouco mais de pressão e ligeiramente esfregar o couro cabeludo.. ligeiramente, não é para esfregar igual esfrega uma roupa com nódoa. hahaha
    Além de limpar o couro cabeludo, o shampoo também abre as cutículas do fio capilar… e prepara os fios para receberem os tratamentos de máscara e condicionador.. sendo assim, a espuma que foi formada ao lavar o couro cabeludo, ao escorrer pelos fios irá abrir as cutículas.. quando você esfrega o cabelo todo de shampoo, as cutículas capilares são abertas excessivamente.. danificando o seu cabelo.

 

  • Após o shampoo, vem a máscara de tratamento.. sabia?
    Outro erro comum, muito comum aliás.. que é um desperdício de produto. A máscara sempre vem antes do condicionador. As máscaras são feitas para tratar os cabelos danificados ou manter os fios saudáveis. Existem imensas máscaras no mercado, e vamos ter um post só sobre elas. Mas atente a dica: hidratação geralmente são máscaras brancas com aveia, amidos, leite, na fórmula. Máscaras de nutricão: geralmente são mais pastosas, com textura amanteigada e têm composiçao derivada de óleos e mel (existem outros ingredientes mas vou abordar em outro post).. As máscaras de restauração: são as que têm queratina. Também são as mais conhecidas, e erroneamente utilizadas em excesso.

 

  • Lembre-se tudo em excesso faz mal.
    Logo, não aconselho o uso apenas de um tipo de máscara de tratamento. As de hidratação são indicadas para cabelos secos. As de nutrição, para cabelos opacos sem elasticidade e com frizz. As de restauração, para cabelos fracos e quebradiços. Existem um calendário pré feito que chama-se Cronograma Capilar, também será assunto de outro post. Mas no cronograma capilar, cada máscara tem lugar em uma lavagem.

 

  • Por último vem o condicionador!
    Sim, por último.. mas não menos importante.. (Eu sabia que você estava fazendo isso errado, eu também fazia.) O condicionador, age como um selante das cutículas capilares após o recebimento da máscara de tratamento. ‘Mas posso usar só o condicionador, sem a máscara?’ Pode, mas o condicionador não tem o poder de tratamento que a máscara tem. Logo, para tratar cabelos danificados o ideal é apostar nas máscaras.. o shampoo e o condicionador são na verdade apenas complementos. O vinagre de maçã também é um ótimo ‘condionador’ natural.

 

  • Nunca esfrege os cabelos!
    O nosso cabelo é algo muito delicado, e não deve ser ‘esfregado’ em hipótese alguma. Para tirar o excesso de água, aperte os fios da orelha pra baixo, nunca esfregando ou torcendo os mesmos. Não use uma toalha. Pois pois… que tal experimentar usar uma t-shirt velha? Eu uso e adoro, muito menos frizz e o cabelo mais definido e cuidado.

 

Não esqueça de utilizar um protetor térmico antes de secar o cabelo com secador ou usar prancha ou ferro de encaracolar! Só deve aplicar um finalizante ou óleo de argan (por exemplo) após o uso destes equipamentos.. caso contrário vai torrar seu fio. A menos que estes produtos sejam para uso antes do contato com o calor, neste caso esta informação estará sempre no rótulo do produto.

Com estas dicas, já dá para cuidar um pouco melhor dos seus cabelos e fugir dos cabelos danificados! Semana que vem vamos ter mais um post sobre este assunto.

Dicas de hidratação caseira aqui

Dicas de nutrição capilar caseira aqui

Dicas de reconstrução capilar aqui

 

Caso tenha dúvidas, envie por email ali no menu contato, ou na página do facebook.. ou através de comentarios.

Beijinhos,

No Comments Yet.

Leave a Reply