Alergia a unhas de gel, e agora!?

by

Se você caiu de paraquedas neste post e veio através do google procurando por alergia a unhas de gel, saiba que há 1 ano atrás minhas mãos estavam em carne viva. Pois é, há cerca de ano e meio após aplicar um gel nas minhas unhas desenvolvi (ou despertei) uma alergia horrível nas unhas. Hoje vou contar vos como aconteceu, a marca que usei, o tratamento indicado pelo meu médico para a alergia nas unhas, e alguns cuidados que passei a tomar.

A primeira vez:
A começar do começo (lol), uso unhas de gel há cerca de 5 anos. A primeira vez que apliquei unhas de gel, fui a uma senhora que não sei se era por não ter experiência ou se por estar raivosa a contar que levou cornos do marido (desculpem, é mesmo real!) que ao limar a superfície de uma das minhas unhas para supostamente retirar o ‘brilho’ aka oleosidade da superfície da unha, rachou me a unha a meio.. da cutícula à ponta. E como se não bastace o absurdo, ainda meteu me SUPER COLA (super bonder) por cima da ferida para colar as tips!

Pelo relato, percebem o filme de terror que se passou ali. Paguei, e fui para casa cheia de dores em todos os dedos. As unhas doíam me, mas eu valente quis aguentar. Tudo por umas mãos bonitas. Passadas algumas horas, uma das unhas saltou.. inteirinha.. e depois dela, outra.. e mais outra.. e já eram apenas 2 ou 3 sobreviventes, quando decidi arrancá-las todas. Não me perguntem como arranquei a do dedo machucado (que sei qual é até hoje, tamanho o trauma).

Decidi então me arriscar a fazer as minhas próprias unhas;
Pesquisei bastante no youtube, ebay, aliexpress… comprei pincéis, géis (da china), primer, guilhotina, tudo que tinha direito.. inclusive um forno uv 36w (que naquela época ainda custavam caro). E comecei a fazer minhas próprias unhas, com gel da china. Como é óbvio, não duravam nem 2 semanas.. mas eu tinha um jeitinho com a lima, e ficavam bem feitinhas desde a primeira.

Os anos passaram, cheguei a comprar marcas inglesas e alemãs.. quando me disseram que havia um site português que vendia gel de construção a preço de banana.. e que tinha também acessórios, e eu podia pagar ao carteiro quando recebesse os produtos. Óbvio que comecei a comprar. Nunca tive problemas com esta marca, mas a durabilidade além de péssima, queimava me a alma.. porque as unhas eu já nem sentia mais. Mudei para Kelly K., a qualidade era muito melhor, mas na mesma não me duravam mais que 2 semanas e queimava bastante também.. comprei tudo da Kelly.. adorei o gel deles para trabalhar, e comprei tudo da marca deles na tentativa de prolongar a durabilidade das unhas, mas não funcionava comigo.

Recebi um boião de gel da SBNails, que utilizei até terminar. Quando acabou, precisei fazer manutenção e lembrei de um gel da CSNails (é este o nome da tal marca que citei mais acima) branco leitoso que comprei e nunca tinha utilizado, não sei porque. Naquele dia, fiz as unhas com o tal branco leitoso da CSNails, e tive uma reação alérgica tão grande que não dormi aquela noite.

O pesadelo:
Deitei me na cama com alguma comichão na ponta dos dedos, tentei ignorar.. quando senti mesmo a queimar a pele por baixo das tips. Foi horrível. Lembro me de levantar da cama, a meio da madrugada, já farta de tentar dormir.. e desesperadamente ir tirar o gel e as tips.. tudo.. tudo que me pudesse estar a causar aquilo.. tudo para que eu pudesse ter pelo ao menos algumas horas de sono.

Foi em vão. A alergia continuou a me atacar.. com dores e comichões horríveis. Minhas cutículas estavam super inchadas e a ponta dos dedos em carne viva. Ainda tive alguns dias (semanas) a aguentar me a ver se o problema desaparecia, a tomar Aerius a ver se cortava um pouco a alergia (lol!).. nada! Nem bepanthene.. nem biafine.. nada!

Fui então ao médico, um pouco escandalizado com a minha persistência em querer ter as unhas bem feitas mesmo quando as minhas mãos estavam cheias de bolinhas, cutícula inchada, ponta dos dedos queimada, e cheia de comichões. Receitou me a pomada Advantan, que foi a minha salvação. Passado uma semana, minhas mãos já não estavam machucadas mais. Secas, muito secas devido aos componentes da pomada.. mas livre de comichões. E naquela semana, eu dormi pela primeira vez em muitos dias.. tive uma noite de descanso.

Mas a minha história não termina por aqui. Hoje em dia, considero me muito melhor. Mas a tal alergia ainda existe. Existem marcas de gel que nem sequer posso tocar. Por exemplo, ano passado encostei o braço na ponta de um pincel sujo de gel de construção da marca Andreia e o lugar onde o gel tocou ficou logo vermelho e inchado. Alguns vernizes de gel da Andreia causam me uma alergia descomunal.. daquelas que tenho de recorrer a Advantan e a broca para retirar tudo. Outros da mesma marca, me dão reação alérgica só nos primeiros 2 dias e muito suavemente.. sinto a cutícula mais alta.

A marca Kelly K., tive que infelizmente excluir todos produtos que tinha.. porque depois deste episódio lamentável, também fiquei alérgica aos produtos que possuía da marca. Apesar de saber que neste momento a Kelly K tem uma nova fórmula, e esta ainda não experimentei.

A Purple Professional, não tenho alergia a nada.. nem gel de construção, nem gel de cor, nem vernizes de gel.. a única coisa que me causa alergia ligeiramente quando toca a minha pele, é o top coat Express Finish. Sinto um pouquinho de comichão, que passa em poucas horas.. super leve.. Mas só mesmo se eu deixar escorrer ou aplicar muito ‘colado’ a cutícula. Caso não toque a pele, não tenho problema nenhum.. não custa evitar!

Também utilizo muito a Sixsense, que é uma marca que conheci no início do ano e que tem produtos muito interessantes. Tenho utilizado o gel de construção Sense It transparente e tenho gostado muito do resultado e da textura para trabalhar. Ainda não experimentei nenhum produto desta marca que me faça alergia.

A Mistero Milano, é uma marca nova no mercado português. Mas que tive o prazer de experimentar em abril deste ano. O gel de construção deles é fantástico, e tem uma durabilidade muito boa.. não me causou nenhum tipo de alergia. O verniz de gel, quando em contacto com a minha cutícula deu uma ligeira reação alérgica.. comichão ligeira que passou em poucas horas.

Caso você esteja passando pelo que eu passei, procure o seu médico! Quanto mais tempo passar, mais sofrimento e mais lento será o tratamento! No meu caso, provavelmente foi algum componente do gel que me despertou a alergia. Muito provavelmente, este componente é normal e está presente em quase todas as marcas.. umas com mais, outras com menos. Hoje em dia sei lidar melhor com essa minha ‘deficiência’.. hahaha!

Acho que respondi neste post a todas as dúvidas e perguntas que me fizeram por email, e comentários aqui no blog. Caso tenha esquecido de algo, por favor pergunte! Comente! Se não tem dúvida, mas gostou do post, comente também! Diz o que achou!

Desculpe o tamanho do texto, é uma história enorme que foi encurtada e mesmo assim ficou parecendo uma bíblia! xD

Minhas unhas com reação alérgica:

Aqui pode ver ao ponto que minha unha chegou, e como corrigir unhas extremamente danificadas.. em vídeo!

Beijinhos,
irina035

15 Responses
  • débora
    August 1, 2016

    Obrigada pela publicação. Então infelizmente esta alergia pode atacar-nos sem motivo aparente, pelo que tenho lido/pesquisado muitas vezes esta alergia surge porque o corpo entra em contacto tanta vez com um ingrediente que acaba por desenvolver alergia.

    Fico contente por saber que estás bem melhor.

    Beijinhos

    • Irina Vieira
      August 9, 2016

      Pois é Débora, dizem até que pode se tratar de produtos que contenham acrílico. Pra ser sincera, até alguns cleaners e óleos de cutícula me fazem alergia. Tenho que estar sempre atenta, e manter as mãos sempre secas e hidratadas. A atenção ao aplicar o gel, para que não encoste na cutícula é muito importante. Já ouvi casos em que a alergia apareceu derivado ao contacto constante que havia entre a cutícula e o gel.

      Beijinhos grandes!

      • Graciana Andrade
        March 1, 2017

        Boa noite Irina, nao posso usar nenhum tipo de unha, nem postiça nem de gel, sabe me dizer oque pide ser.? Pois elas ficam como a foto acima… graciana@reflexmoon.ind.br se puder me dar uma dica doque posso fazer, pois sou louca por unhas ….

  • Delfina Manuela
    October 5, 2016

    Boa tarde,
    Infelizmente sei o que a Irina passou. Aconteceu-me o mesmo. Cheguei a recorrer a médicos que argumentavam ser falta de vitamina D, os meus dedos chegavam a sangrar. Utilizava luvas para fazer a maior parte das coisas. Neste momento apenas consigo utilizar um base de verniz para endurecer as unhas. Partem com muita facilidade e estão cheias de estrias. Queria melhor o aspeto das minhas unhas, uma vez que as minhas mãos são fundamentais na minha profissão. E não sei o que fazer?

    • Irina Vieira
      February 13, 2017

      Olá Delfina,

      Já experimentou utilizar oleo de coco nas unhas antes de ir dormir?
      é milagroso!

      Entretanto, se ainda quiser utilizar unhas de gel e/ou tiver algo que eu possa ajudar, entre em contacto por email: cantinhodairina@gmail.com , por lá eu respondo mais rápido.

      Desculpe a demora.
      Beijinhos!

  • Aline
    October 27, 2016

    muito boa sua ajuda, estou no mesmo caso…terrivel…esses gels chingling acabaram comigo…sempre usei cosmix, nunca me deu nada, mas confesso que agora estou ate com medo de voltar a usar ele e me dar alguma reação nova…minhas maos estao um terror, pescoço, boca…ja faz uma semana e nao passa…

    • Irina Vieira
      February 13, 2017

      Olá Aline, desculpe a demora em resposta.

      Como está a sua situação? Conseguiu resolver?

      Se eu puder ajudar de alguma forma, contacte pelo email: cantinhodairina@gmail.com
      é mais fácil para e ver e responder mais rápido.

      Beijinhos!

  • filipa
    November 2, 2016

    boa noite, pensava que era a única com este tipo de problema. Afinal não! sempre fiz unhas de gel, mas chegou a uma altura que a pouco e pouco sempre que fazia as unhas dava me uma comichão imensa, e as pontas dos dedos inchadas, também passei noites em claro com as mãos no lava mãos com agua a correr nos dedos para aliviar. mudei de esteticista, marcas, experimentei verniz gel e ate acrílico! e nada, fiz pausas e nada! estou agora a tentar com o verniz gel, esta ultima vez também deu comichão ligeira, logo após a tirarem as cutículas, mas agora vou fazer uma experiência, a próxima vez não vou mexer nas cutículas e pintar o mais longe da carne! se mesmo assim fiz alguma coisa vou encomendar um kit da purple e a minha esteticista faz me!!! Agora vou experimentar tudo ate ao fim!!!

    • Irina Vieira
      February 13, 2017

      Olá Filipa,

      Atenção aos vernizes de gel e géis que contém acrílico em sua composição. Pareceu-me (pelo que me relatou) que tem alergia ao acrílico também. Acredito que possa ser isso. Tente marcas como Purple (evite usar o primer SOS que é muito agressivo).. ou pode tentar encontrar a Silcare. Ouvi falar muito bem da gama hipoalergenica deles. Nunca testei entretanto.
      Espero que fique melhor!
      Depois me conte.

      Beijinhos!

  • Maria d'Almeida
    January 31, 2017

    Obrigada Irina <3 obrigada de coração… tive o mesmo problema, é horrível. Recorri a dermatologistas, comprava o que me diziam… tive uma médica que dizia que era das lâmpadas UV do catalisador, entrei em contacto com a Marca Andreia, Inocos, e só a Andreia respondeu e estranha a minha alergia… A Drª Paula Quirino disse-me que fazia alergia ao Níquel, e só podia usar a marca Silicium, da roche posay, são caríssimos… ainda assim comprei e fiz vermilhão e comichão. Quando encontrei este artigo logo experimentei a marca Purple, e não tem nada a ver… o Top Coat arde um pouco, e tenho que tomar o antiestaminico para acalmar, mas passa logo, entretanto adquiri um catalisador LED, e não tem nada a ver, pois o tempo de exposição ao calor é menor, e melhorou a alergia, já faço as unhas normalmente. Entretanto saiu um verniz/Gel da Andreia, que só usamos o Primer, e o verniz gel, não é preciso o Top Coat, e fica com o mesmo aspecto, esse também uso sem fazer alergia, e é mais prático de aplicar, pois é mais rápido. Mais uma vez obrigada Irina, pois foi ao ler o seu texto que decidi não parar e tentar outras marcas, OBRIGADA de coração. Maria d'Almeida

    • Irina Vieira
      February 13, 2017

      Olá Maria,
      Enche me o coração ler comentários assim.
      Sabe, uma das maiores funções que um blogger tem é partilhar.. e ajudar com sua partilha!

      Fico muito feliz por tê-la ajudado.
      Espero que corra tudo bem..

      obs: sobre os novos vernizes da Andreia, já experimentei e em breve vou trazê-los ao blog em review. São realmente bons e não dão alergia.. pois não contém acrílico.

      Beijinhos grandes, e já sabes que sempre que eu puder ajudar é só enviar um email. ♥

  • Paula Pires
    February 17, 2017

    Hoje estou devastada com o resultado das minhas alergias. Tambem faço alergia aos vernizes, desde normais a verniz gel e gel. Tenho comichão nos dedos e dorsos da mão. Até fazia gretas nos polgares, não sabia que havia tantas pessoas a fazer as mesmas alergias.

    • Irina Vieira
      March 15, 2017

      Paula, já chegaste a experimentar os vernizes hipoalergenicos da Andreia?

  • Fabiana Duarte
    March 2, 2017

    Caramba que história!
    Engraçado dar essa alergia assim, comigo aconteceu algo parecido mas com saliva de cachorro (nada a ver com a história, mas me lembrei).
    Fiquei feliz de saber que melhorou e torço pra que você encontre outra marca que funcione em você.

    • Irina Vieira
      March 15, 2017

      obrigada Fabiana!
      Atualmente uso unhas de gel e já não tenho alergia tão agressiva.. vou fazer um post como continuação deste!

      Beijinhos

Leave a Reply